Por: Taisser Gustavo
O aluno do curso de Gestão Ambiental da Faculdade Única, Emerson Francisco Vitor, 50 anos, foi aprovado para apresentação de trabalho no 5º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos. O trabalho de Emerson, que é bolsista da Faculdade Única, é fruto de um projeto de iniciação científica vinculado ao Núcleo de Pesquisa e Iniciação Científica na Modalidade de Ensino a Distância (NUPIC-EaD). A pesquisa foi desenvolvida pelo estudante no Colégio Losango, em Itaúna – MG, sendo orientada pelo professor Ronald Assis (Faculdade Única) em parceria com o professor Clélio Rodrigo Paiva Rafael.
O trabalho realizou o diagnóstico dos resíduos sólidos durante o período de pandemia na escola. Cabe ressaltar que a Faculdade Única, por intermédio do NUPIC-EaD, será a responsável pelo custeio financeiro da partição do aluno no evento que ocorrerá entre os dias 16 e 22 de maio, na cidade de Gramado/RS. O custeio das despesas para a participação em eventos acadêmicos constitui-se, ao lado do programa de bolsas de iniciação científica, como uma importante política institucional de incentivo à pesquisa desenvolvida pela Faculdade Única e direcionada aos alunos e alunas da Instituição interessados(as) na realização de pesquisa acadêmicas.
De acordo com Ronald Assis, o incentivo às atividades de pesquisa revela a excelência e o compromisso da Faculdade Única no desenvolvimento de projetos de iniciação científica com projeção nacional, destacando a qualidade do Ensino a Distância oferecido pela Instituição.
“Fiquei muito feliz com a aprovação, pois é fruto do trabalho que estamos desenvolvendo. E mais feliz ainda por ser um trabalho realizado no EaD. Eu e o professor Clélio Rodrigo fomos os orientadores do aluno. Foi um trabalho colaborativo de co-criação”, explicou.
Sobre a parte metodológica, Clélio Rodrigo destacou que a comunicação entre as partes foi um fator essencial para o sucesso do trabalho que culminou na sua aprovação no 5º Congresso Sul-Americano de Resíduos Sólidos.
“Foi um trabalho colaborativo onde nos reunimos constantemente para planejar o projeto e executá-lo. Isso se deu através de reuniões e conversas. O Ronald apresentava as propostas da área ambiental, e eu o ponto de vista da Engenharia Civil. Então essas informações eram condensadas e repassadas para o orientando”, recordou.
ORGULHO E RECONHECIMENTO DO TRABALHO DURO
Emerson Francisco Vitor, de 50 anos, possui décadas dedicadas à vida acadêmica, nas quais coleciona conquistas. É formado em Matemática e Pós-Graduado em Certificação Ambiental e Consultoria. Atualmente, cursa Gestão Ambiental pela Faculdade Única. Revisitando a experiência do momento da aprovação, Emerson comentou sobre a emoção que sentiu.
“Senti uma grande alegria, até mesmo porque eu havia apresentado duas opções ao professor Ronald e, após a tutoria dele, cheguei a decisão de que esse seria o projeto que eu iria realizar”, relembrou.
Emerson comemorou o reconhecimento do seu trabalho, celebrado além das fronteiras brasileiras. O aluno creditou essa conquista ao cuidado dos profissionais da Faculdade Única.
“Me sinto privilegiado, pois como já disse anteriormente, já me graduei em outras instituições de ensino e, em nenhum momento, nenhuma delas havia me apresentado a opção de criar um projeto científico, ser um bolsista e participar de um congresso de tamanha envergadura”! Celebrou o estudante.