Turma de mestrado da Faculdade Única/Unijuí tem sua primeira defesa

Por: Taisser Gustavo

Em março de 2021 deu-se início as aulas do mestrado interinstitucional da Faculdade Única em parceria com a Unijuí (Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul). Um ano após o começo das atividades, finalmente o momento mais esperado: a defesa da dissertação. Foi debaixo dessa expectativa que o estudante Leonardo Coelho Ribeiro, da cidade de Niterói, no Rio de Janeiro, defendeu diante da banca sua dissertação intitulada: “Um estudo sobre as políticas de atenção à saúde e adoecimento dos servidores públicos do Judiciário Federal”.

Estiveram presentes à banca, de maneira online, os professores Nelson José Thesing e Sander Barcelos Retamoso, além do orientador, o professor Pedro Luís Büttenbender. De maneira excepcional, em razão da pandemia da Covid-19, todas as disciplinas concluídas até dezembro de 2021 tiveram que ser realizadas online.

Este cenário, a priori adverso, apresentou para o corpo docente do projeto uma nova perspectiva a ser explorada. De acordo com a coordenadora local do Minter pela Faculdade Única, Nathane Resende, em face do desafio, tanto discentes quanto orientadores tiveram que se adaptar ao paradigma do distanciamento social, contudo, sem perder a proximidade da relação de sala de aula. Esse convívio, segundo ela, trouxe importantes lições.

“Originalmente as aulas seriam no formato presencial aqui em Ipatinga, só que em virtude da pandemia tivemos que fazê-las remotamente. E, qual foi a vantagem desse sistema remoto para nós? Nós conseguimos unir nessa turma 15 pessoas com um interesse em comum: o título de mestrado em desenvolvimento regional, porém morando em cidades ou estados diferentes. Temos alunos de diversos estados do país: Minas Gerais, Rio grande do Sul, Pará, Paraná… o que sem dúvida contribui para uma abrangência cultural muito grande, um cerne não só acadêmico, mas cultural e pessoal”, conta.

Mesmo durante o auge do período pandêmico o contato entre a turma com a coordenação, tanto da Única, quanto da Unijuí permaneceu muito direto. Nathane reforça que os alunos não tiveram nenhuma dificuldade neste método remoto de aprendizagem e isso foi o que proporcionou a criação da turma mesmo vindos de partes tão distintas do país. Todo acompanhamento foi feito por e-mail, WhatsApp e outros canais de comunicação. “Os alunos estavam sempre presentes (nas aulas remotas) no horário estabelecido pelo professor. Nada era gravado, as aulas eram sempre ao vivo e os alunos participavam sexta à noite e sábado durante o dia inteiro”, explica.

A coordenadora do Minter pela Faculdade Única comemora a parceria e exalta o papel social da instituição, proporcionando a oportunidade de transformar vidas através da educação. Não apenas dos estudantes, mas também de todo o contexto macro da cidade. “Sem dúvida um marco muito importante para nós para toda a sociedade de Ipatinga-MG. Estamos satisfeitíssimos com o grupo de discentes formado e com os trabalhos em execução, esperamos que com a boa orientação acadêmica e com discussões pertinentes, sejam apresentados excelentes resultados a sociedade, independe de onde esse aluno esteja”, acrescenta.

Excelência no ensino e papel social

Mesmo com acadêmicos oriundos de diversas regiões do país, o mestrando Leonardo Coelho Ribeiro acredita que um programa como o Minter em desenvolvimento regional pode beneficiar de maneira específica o contexto local de cada cidade representada pelos alunos.

“Acredito que o que faz o mestrado, além da qualidade da instituição de ensino, a dedicação do aluno, aliado a disponibilidade de tempo e o amor à pesquisa e busca pelo conhecimento. Acho que pesquisas oriundas de discentes mesmo de regiões distintas, podem trazer grande colaboração sim pois olhares múltiplos e de diferentes contextos e vivências podem tornar a pesquisa ainda mais encorpada e robusta e a produção acadêmica trazer benefícios além do esperado. Assim seria bastante interessante as universidades promoverem essa mescla de conhecimentos e de cultura, propiciando a formação de centros de pesquisa com processo seletivo rigoroso, porém aberto às mais diversas regiões e qualificações de futuros candidatos à pesquisa acadêmica inter-regionais”, comenta.

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